Código: | AF10 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CERI | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Francisca da Silva Moura |
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Corpo docente: |
Isaura Fernanda Graça Pedro |
Português
A UC tem por objetivos fundamentais o desenvolvimento de competências que se perspetivam como imprescindíveis para as áreas profissionais de intervenção familiar e comunitária nomeadamente, a análise de formas de estar, de agir, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro. Procura, por sua vez, possibilitar a identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal na promoção de um ambiente de trabalho cooperativo.
Reconhecer a necessidade do comportamento ético em todos os aspectos das relações interpessoais e, em especial, nas relações interpessoais profissionais.
Identificar os aspetos fundamentais da Ética e Deontologia profissional assim como desenvolver competências para a participação ativa na discussão e tomada de decisão ética em contexto profissional.
1. Elementos chave no relacionamento interpessoal
- A linguagem verbal e não-verbal
- A eficácia da comunicação
- A perceção do outro
- Os processos de influência social
- Os estilos pessoais de comunicação
2. Formação de impressões e processos de categorização
- A importância das primeiras impressões
- Fatores que contribuem para a formação das impressões
- O papel das primeiras impressões no processo de categorização
3. O conflito no âmbito do relacionamento interpessoal e intergrupal
- Significados atribuídos ao conceito de conflito
- A natureza do conflito
- Os ciclos de evolução do conflito
- As estratégias de enfrentamento do conflito
- A escuta ativa nos processos de mediação
4. Estrutura e processos de grupo
- A Pressão do grupo para a conformidade
- Modos de comunicação em grupo
- A observação dos processos de interações de grupo
- Tarefas e desempenho no funcionamento do grupo
5. Ética: Fundamentos da ética, moral, direitos e deontologia
- O bem comum e o respeito
- A dimensão ética do cuidado
- Direitos e deveres dos profissionais na área dos cuidados e suporte à família
- O sigilo profissional
- O código deontológico
Os objectivos de aprendizagem são coerentes com os conteúdos programáticos uma vez que incluem conhecimentos que se consideram como imprescindíveis para a área profissional de intervenção familiar e comunitária.
O trabalho desenrolar-se-á fundamentalmente em contexto de sessões teórico-práticas.
1 Estratégias de gestão do programa
Estratégias de auto aprendizagem são promovidas incentivando-se as capacidades de pesquisa de informação científica, de análise e reflexão crítica. Alguns dos produtos obtidos são objeto de partilha com o grupo através da dinamização de sessões expositivas por parte dos estudantes, valorizando o desenvolvimento de competências de exposição e discussão não só dos conteúdos teóricos como das aplicações práticas dos mesmos.
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temáticas chave em grande grupo, bem como a aplicação de pequenos questionários, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ ou profissional.
2. Orientação tutorial
É realizado o acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a atividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.
3. Participação dos estudantes
Espera-se uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extracurriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Devido ao surto COVID-19 as aulas teóricas e teórico-práticas presenciais foram substituídas por um ensino remoto, com realização de sessões/aulas síncronas realizadas através da Plataforma Colibri-Zoom no horário previsto para a Unidade Curricular. O acompanhamento ao trabalho autónomo dos alunos foi concretizado com tutorias nas Plataformas Colibri-Zoom, Teams e ainda através do correio eletrónico.
As dinâmicas de grupo presenciais foram substituídas por exercícios e role-playng concretizados nas sessões síncronas e em trabalho autónomo dos alunos.
Os objectivos de aprendizagem traduzem a necessidade de uma formação para um contexto real de trabalho pelo que as metodologias de ensino integram, tanto a exposição teórica como o trabalho prático, exercícios e dinâmicas de relação interpessoal e grupal.
As metodologias utilizadas promovem a reflexão pessoal e a sua aplicabilidade num futuro profissional, sustentadas contudo, no quadro teórico abordado.
Em Avaliação Contínua, o estudante terá que realizar:
-Três pequenos relatórios de grupo sobre os temas e as dinâmicas de sala (60%)
-Uma Reflexão individual sobre as aprendizagens realizadas na UC(40%)
A assiduidade é regulada por normativos específicos do CTeSP.
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